quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Bahia

Chegou a vez de falar da Bahia. Agora, a análise dos sites dos candidatos tem outro prisma. A Bahia é o quinto estado do Brasil em população, Salvador é a terceira cidade; falamos de um universo maior e mais rico do que o onde estão as páginas dos candidatos previamente analisados pelo blog (Acre, Alagoas, Amapá e Amazonas).

Isso se refletiu logo no trabalho de busca para encontrar as páginas a serem atualizadas. Os sites de Geddel Vieira Lima (PMDB), Jacques Wagner (PT) e Paulo Souto (DEM), os três candidatos com chances reais de vitória, apareceram nas páginas iniciais do Google, sem muito esforço por parte do analista.

Às análises:

Geddel Vieira Lima (PMDB)
É essa ótica anteriormente descrita que faz com que a página de Geddel mereça mais críticas do que elogios. Fosse o site destinado a um candidato de Acre ou Amapá, onde as iniciativas para a internet são fracas ou inexistentes, mereceria uma nota 10. Mas não - Geddel disputa na Bahia, tem concorrentes com páginas bem melhores que a sua (veja abaixo) e por isso sua ação na net deve ser alvo de observações mais rigorosas.

Design - ou a falta dele - é a principal falha do site de Geddel. Em poucas palavras, o site é feio. Verde, amarelho, vermelho e azul se mesclam de forma não-harmônica na página inicial. A logomarca de Geddel, com o 15 do PMDB envolto por um coração, também não ajuda. O resultado é um site poluído, pouco convidativo.

O problema se mostra ainda maior quando se tenta ler as notícias da página. Tanto nas chamadas quanto no corpo do texto propriamente dito, o site usa fontes de difícil leitura. São pequenas, estão muito próximas uma da outra, usam negrito de maneira desnecessária. Na seção dos destaques, por exemplo, a fonte Arial em capslock, em amarelo sobre o fundo verde, cria uma imagem bem mais feia do que um candidato como Geddel pede.

A bronca com o design se mostra ainda mais importante quando verificamos que o site de Geddel tem bastante conteúdo. Mas muito mesmo - há a biografia do candidato, áudios e vídeos de boa qualidade, uma sala de imprensa com telefone de contato, referências às redes sociais e outros sites de campanha, e assim por diante.

Cabe também um elogio ao banner inicial, com Geddel rodeado por Lula e Dilma Rousseff - cabos eleitorais importantes. Mas não deixa de ser notado o uso de termo "presidenta" para se referir a Dilma. Quando o vocábulo está cada vez mais sem uso e a campanha de Dilma prefere "presidente", não seria mau negócio deixarmos o "presidenta" de lado, de acordo?

Jacques Wagner (PT)
Website caprichado, um dos melhores de toda a campanha atual, em todo o Brasil. A página tem um design cativante, com imagens, cores e fontes se dispondo de modo cativante.

Chama a atenção a rápida e eficaz atualização do site - diferentemente do que se vê em muitas páginas de campanha, a de Wagner é abastecida várias vezes ao dia, com uma boa estrutura.

Um ícone na parte inferior da página chamou para um aspecto que faria com que o site recebesse elogios intermináveis: uma referência à realização de doações! Mas, quando aberta... a seção indica um mapinha do comitê para que o eleitor faça a doação pessoalmente. Pelo menos o mapa é do Google Maps...

O site evita um erro muito cometido pelo das outras campanhas - o programa de governo não está disposto de maneira blocada, e sim com propostas setorizadas. Mas parece que a simplificação nesse quesito foi levada ao extremo: por exemplo, uma das propostas para a saúde é Combater a AIDS, meningite, tuberculose, leishmaniose e outras doenças infectocontagiosas. Se alguém conhecer algum candidato que não defenda essa bandeira, por favor me apresente... nesse quesito, acaba-se caindo no genérico.

Um dos melhores setores do site é o que traz a biografia dos candidatos - Wagner e os outros integrantes da sua chapa. No perfil de Wagner, uma muito bem-feita animação em Flash apresenta quem é o candidato, e o que ele fez em diferentes momentos da sua vida, inclusive como governador. Solução simples e fácil que poderia ser adotada por outros candidatos.

Cabe também destacar os bons recursos para interatividade. Além dos já batidos links para outras redes sociais, há a disposição de banners, em diferentes formatos, para que as pessoas coloquem a marca de Wagner em suas páginas - com o código em HTML ao lado, tudo "mastigado" para o internauta.

Paulo Souto (DEM)
À página de Paulo Souto cabe uma análise de certo modo similar à feita para o site de Geddel Vieira Lima. Tem um bom conteúdo, e as principais falhas estão no design.

A escolha das fontes é um grande problema. Tanto em chamadas quanto no corpo do texto, elas dificultam a leitura do texto. Forma-se um bloco estranho, ruim de se ler.

Há também problemas na apresentação das propostas de Souto. O programa de governo é apresentado no irritante formato do PDF; e as realizações do candidato, que certamente poderiam ser convertidas em bom material, acabam sendo exibidas em um bloco muito grande de setores.

As fotos do site, em geral, são outro problema. As imagens de eventos nas ruas são todas idênticas - dispostas lado a lado, como rotineiramente aparecem na página inicial, criam uma confusão visual. Não é um mau site, longe disso, mas poderia se tornar bem superior ao que atualmente é.

4 comentários:

Marcos Salles disse...

Olavo achei muito bacana a sua análise, mas gostaria de descordar da sua análise ao site de Geddel, dentre os 3 foi o que mais gostei e me senti a vontade de navegar, além de que tem várias sessões interativas e interessantes para acessar.

Eduardo Nunes disse...

Na banana o que menos importa é a casca. Eu me importo com conteúdo e o melhor é o de Geddel.

Anônimo disse...

Olá Olavo. Parabéns pelo blog, excelentes os posts sobre o candidatos. Sou de Santa Catarina, estamos desenvolvendo o site de um candidato a estadual, e a campanha esta sendo focada muito no site. Gostaria que fizesse sua avaliação, se for do seu interesse, inclusive com liberdade para divulgar os apontamentos, se julgar interessante. O endereço www.atortelli.com.br .
Abraço, Andr~e

Anselmo disse...

Olavo,
como é que vc não comentou os coraçõezinhos que cercam o geddel com lula e dilma que aparecem ao lado do site? talvez seu monitor tenha resolução menor do que 1024 de largura. mas no recorte que aparece aí, dá pra ver uns entalhes em vermelho´e um braço de tailler vermelho... isso são corações, e o braço é da dilma.
bizarro.