segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Pará

Antes de iniciar o post, uma correção mais que essencial: pisei na bola na utilização da ordem alfabética (é, isso mesmo) na composição destes posts. Ao invés de fazer a sequência Pará, Paraíba e Paraná, realizei exatamente o inverso. Fui alertado por um eleitor, a quem agradeço.

Bem, sigamos em frente.

Falaremos agora do Pará, que tem três candidatos dominando a disputa: Ana Júlia Carepa (PT), Domingos Juvenil (PMDB) e Simão Jatene (PSDB).

Ana Júlia Carepa (PT)
Há virtudes e defeitos na página da governadora. A tela inicial tem um design ao mesmo tempo legal e estranho. A parte positiva está na utilização das cores - azul e vermelho, numa combinação legal que remete às cores do Pará - e a negativa, nas fontes. O uso do itálico e negrito simultaneamente em algumas chamadas dá um efeito estranho.

Em termos de conteúdo, a página inicial é adequada. Há a referência às mídias sociais, notícias em destaque rotativo, menus dispostos de maneira "clássica" e também elencados em banners específicos, como o dos vídeos.

Também na home está a principal virtude do site da petista: a seção "Acelera", com um destaque rotativo com o nome e a foto do participante, um internauta voluntário. Como já dito, sempre fará um bom negócio uma página que colocar os visitantes em destaque. Isso faz com que a pessoa queira mostrar sua aparição aos amigos, gerando mais pessoas acessando a página.

Na mão oposta, a principal - e bem feia - falha do site está em "Propostas". Quem clica ali não cai no plano de governo da candidata, e sim em um fórum para sugestões que, pouco acessado e/ou mal gerenciado, acaba não trazendo nenhuma informação muito relevante.

A parte dos "Contatos" tem o endereço e o telefone do comitê central de Ana Júlia em Belém. Caberia citar também os de outros municípios (o Pará é imenso), mas já é alguma coisa.

Domingos Juvenil (PMDB)
Está no design da página inicial o maior mérito do site do candidato. É um desenho simples, mas estimulante, e a foto principal de Domingos tem qualidade e se harmoniza com o restante da página. O menu disposto em letras azuis do lado da foto é esteticamente caprichado e facilita a navegação.

As propostas de governo do candidato são divididas em setores com textos simples, o que é uma boa; porém, peca-se pela generalidade de algumas delas (uma é "Melhorar a qualidade da água" - sempre me pergunto se há algum candidato que é contra isso).

Há uma falha técnica na página - a fonte utilizada no corpo do texto das notícias não é sempre o mesmo, o que pode gerar uma pequena confusão visual em quem está visitando a página.

Faltam as boas ferramentas de contato, como infelizmente é usual; por outro lado, a seção "Divulgue", em que o visitante pode colocar o endereço de amigos para que estes conheçam o site, é uma boa e simples solução.

Simão Jatene (PSDB)
Visualmente, uma das mais belas páginas da categoria no Brasil. Há uma inovação: o banner principal do site é rotativo e chama para um destaque a cada aparição. Assim, cria-se um dinamismo e adiciona-se um conteúdo novo em uma área que, costumeiramente, é meio morta.

Falando ainda em página inicial, o rodapé do site tem algo ótimo: mais do que somente colocar a barra com os ícones das redes sociais, há na página um menu rotativo que traz os principais destaques da rede, com os depoimentos dos internautas - e aí vale a mesma regra, fazer uma pessoa "se ver" sempre é algo legal.

Os pontos positivos também estão em outros campos, como na utilização dos banners e na divulgação do candidato ao Senado da chapa (algo que não se vê nos sites de Juvenil e Ana Júlia, como comparação).

A página tem um diferencial que pode ser visto como algo "bobo" por alguns, mas ao meu ver é interessante: o game "Pacto Pelo Pará". O jogo, em si, não é nada exatamente inovador. Inclusive, aproveita formato que se vê em muitas páginas de jogos online por aí. O positivo na história está em utilizá-lo para prender a atenção do visitante ao site e para estimular outros acessos.

Falhas do site estão nas ferramentas de contato (os erros de sempre) e na manutenção de algumas páginas que não existem, como a "Doe para a campanha", que dá em um texto de erro.

Um comentário:

Jatene 45 disse...

Primeiramente gostaríamos de parabenizá-lo pela iniciativa de analisar os sites oficiais dos candidatos de todo o país, e mostrar que essa ferramenta, cada dia mais, é um distribuidor de informações de grande importância.

Aproveitamos também para agradecer as suas críticas, pois assim ficamos alertas e protegidos de qualquer envaidecimento ao mesmo tempo em que criamos a certeza de que temos que fazer sempre mais e melhor para comunicar e proporcionar aos nosso leitores conteúdo de forma a satisfazê-los.

Por fim, gostaríamos de convidá-lo a retornar mais vezes ao nosso sítio e acompanhar seu desenvolvimento e novidades que ainda estão por vir.

Atenciosamente,
Equipe Jatene 45