sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Paraíba

Voltamos agora ao Nordeste do Brasil para falar sobre os sites dos candidatos ao governo da Paraíba. Lá são dois os principais nomes: José Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB).

José Maranhão (PMDB)
Dá para afirmar sem medo de errar: é um dos melhores sites entre todos os de candidatos a governador. O design é muito bem-feito, a navegação é fácil, as informações estão todas presentes e bem dispostas.

A foto principal do candidato abre um menu vertical em que estão inseridas, em forma de banner, as opções gerais do site: TV, rádio, espaço para assinatura da newsletter e referências aos outros integrantes da chapa - o vice-governador, os dois nomes para o Senado e Dilma Rousseff, postulante à Presidência. Falando em Dilma, uma boa pedida também é a notícia que aparece em destaque, que traz um vídeo com o presidente Lula declarando apoio à candidatura de Maranhão.

A biografia do candidato é mostrada de maneira esteticamente agradável e também fácil de se ler. Estimula ao visitante explorar os setores. Ponto positivo também está no plano de governo - as propostas são apresentadas de forma clara e setorizada. Bem adequado.

O site tem um campo interessante sobre doações. As doações via cartão de crédito, que seriam a grande novidade nas campanhas de agora, não emplacaram; a campanha de Maranhão contorna isso dando todas as informações para que o interessado doe de maneira convencional, citando o endereço do comitê central e a conta corrente da candidatura.

Falando em endereço, vem aí uma das poucas falhas do site. Não seria legal colocar este endereço central do comitê - que tem telefone e até mesmo mapa via Google! - no campo "Contato", que tem apenas um formulariozinho?

E, já que o site é dos melhores, cabe também uma observação que não seria feita em página de qualidade inferior: poderia haver um campo para voluntariado, estimulando melhor a participação de quem quer contribuir. Com essas duas adições, o site de Maranhão estaria próximo da perfeição.

Ricardo Coutinho (PSB)
A página inicial do site de Ricardo Coutinho é algo entre razoável e boa. Dispõe bem as informações, elenca as notícias no sistema de destaques rotativos e dá acesso, via menus e banners, a outros campos do site.


Mas há algo que deve ser criticado. A foto principal do site, de Coutinho e do seu vice, Rômulo Gouveia, é muito ruim. Os dois não são pessoas muito bonitas, cá entre nós; mas isso não é um problema, já que beleza não ganha (nem perde) eleição. A questão é que a foto está mal tirada, e a montagem com a figura de Coutinho e Gouveia é ruim, dá uma má impressão. Isso poderia ser melhor trabalhado.

Os dois principais méritos do site de Coutinho estão no campo "Participe", que recebe cadastro de voluntários, e em "Divulgue" - um espaço simples para que o leitor preencha com nome de seus amigos a quem quer convidar para ver a página.

Já as falhas acabam repetindo o que, infelizmente, tem sido constatado nessas análises: plano de governo antipaticamente apresentado em formato PDF e contato com o visitante restrito a um mísero formulário.

Como curiosidade, vale citar que o site de Coutinho é um perfeito exemplo do que o final da verticalização fez no cenário político brasileiro - há um banner sobre Dilma Rousseff, e logo acima dele há outro com os dois candidatos ao Senado da chapa: Cássio Cunha Lima e Efraim Moraes, respectivamente de PSDB e DEM, os dois partidos de maior oposição ao governo Lula...

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela análise dos sites, muito boas. Mas só uma dúvida, pela ordem alfabética, Paraíba não deveria vir antes do Paraná? E o Pará antes dos dois? Só uma curiosidade mesmo.

olavo disse...

Anônimo, tem toda razão.

Eu acabei abrindo mão de pensar e tomei como referência a ordem alfabética que a Wikipedia sugere: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_estados_do_Brasil_por_popula%C3%A7%C3%A3o

Pisada de bola, mas vamo que vamo. Valeu o toque.