terça-feira, 10 de agosto de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Distrito Federal

Hora de falar da capital do nosso país - e deste que vos escreve lutar contra o impulso de usar as palavras "estadual" e "estado" no texto.

Agnelo Queiroz (PT) e Joaquim Roriz (PSC) são os dois candidatos que polarizam a disputa no Distrito Federal. Às análises:

Agnelo Queiroz (PT)
O site do petista é muito bom. De todas as páginas até agora analisadas, tem o melhor design; é inovador e belo, e ao mesmo tempo não prejudica a navegação (mal que incorrem, infelizmente, muitas páginas que querem ser caracterizadas pela novidade).

As chamadas principais da página se rotacionam não por data, mas sim por escolha dos seus editores. A medida garante agilidade e também assegura que nenhuma notícia pouco importante vá receber peso maior do que deveria. A referência às mídias sociais está ali, de fácil acesso, e também com um bom conteúdo. O Twitter de Agnelo, o "blog do Agnelo" (que é uma compilação de notícias) e os vídeos em destaque compõem um bom visual.

Uma das melhores sacadas do site é a disposição do programa de governo de Agnelo. As principais diretrizes são exibidas de maneira simples e fácil navegação; e, além disso, há um link para o programa completo, em formato PDF, e um campo para que o internauta envie suas sugestões.

Mas, claro, cabem críticas. Uma é relacionada a algo que prejudica, principalmente, o próprio Agnelo: cadê o Lula? O presidente da República, figura bem avaliada e que tem aparecido em destaque nas páginas de todos os candidatos de partidos aliados, não é algo que se encontra facilmente na página de Agnelo, seu ex-ministro. Na mesma linha, poderiam ser melhor trabalhadas as referências aos outros candidatos da chapa de Agnelo - inclusive a de Dilma Rousseff, postulante à Presidência. Na parte inferior do site, estão os logotipos da candidatura de Dilma e a dos postulantes ao Senado Cristovam Buarque e Rodrigo Rollemberg, mas sem links para os respectivos sites - uma bola fora.

Outro ponto negativo está na falta de telefones e/ou endereços para contato direto com o eleitor. O único caminho para contato é o tradicional formulário - ineficaz e pouco estimulante.

Joaquim Roriz (PSC)
A página do ex-governador alterna ótimas ideias com momentos de infelicidade.

O design da página, em geral, é bom. O site tem um visual interessante, e cores com harmonia com as logomarcas da campanha. Mas na home, um problema meio bobo e de fácil resolução: a foto de Roriz e dos seus companheiros de chapa é estranha. O candidato principal não tem o destaque que precisaria ter. E, como não há nenhuma outra menção no site aos candidatos a vice e aos do Senado, o visitante acaba não sabendo quem são as pessoas que ladeiam Roriz na imagem principal da página.

A disposição de notícias na página inicial é boa, mas poderia ser melhor. A partir da segunda seção de notícias, acaba sendo formado um blocão pouco interessante.

Em "Fala Povo", um dos pontos mais legais da página - e que seria ainda mais no alvo se fosse melhor executado. Depoimentos e imagens de eleitores são sempre uma boa pedida, já que as pessoas gostam de se ver. Mas as fotos são pequenas, e a fonte, cinza em um fundo branco, é de difícil leitura.

No que se refere à interação com o visitante, a página de Roriz acaba fazendo o oposto - tanto para o bem quanto para o mal - do que a maioria das páginas de candidatos aos governos têm adotado. Há, positivamente, telefones e endereços para contato, tanto para o público geral quanto para a imprensa; por outro lado, as mídias sociais são completamente desprezadas. (Comentário: entre telefone-endereço e parafernália de acesso para as mídias sociais, fico com a primeira opção. E vocês? Mas claro que as duas coisas seria o ideal)

Por fim, uma questão sobre a qual gostaria de chamar a atenção: o site tem muitas, mas muitas mesmo referências sobre a questão da "ficha limpa" - pendência judicial que pode até mesmo tirar a candidatura de Roriz da disputa. Acho importante que o candidato coloque na página seus desmentidos e sua visão do caso, mas... será que, ao enfatizar demais o assunto, Roriz acaba não dando a ele um destaque maior do que seria necessário, dentro de um contexto eleitoral?

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.