quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Piauí

Permanecemos no Nordeste agora para falar sobre o Piauí.

O estado tem uma das eleições para o governo mais disputadas do Brasil. Sílvio Mendes (PSDB) lidera as pesquisas, e o atual governador Wilson Martins (PSB) e o senador João Vicente (PTB) estão em seu encalço. Difícil prever quem irá ao segundo turno.

Porém, na elaboração dos sites esse equilíbrio não se reflete. Às análises:

João Vicente (PTB)
De longe, a melhor página entre as dos candidatos ao governo do Piauí.

E conquista isso sem muitas parafernálias e invencionices. É um site simples, mas com quase todas informações necessárias lá presentes, e de maneira adequada.

Por exemplo: a biografia do candidato, algo que há em todas as páginas, está subdivida em dois menus. Um é "Conheça o João Vicente", com seu perfil apresentado de maneira rápida e precisa. Já em "O que João Vicente fez", uma sacada muito boa - sob a forma de "Você sabia?", são apresentadas realizações que o candidato fez como senador. Além de exibir o que produziu o candidato, quando escritos nesse formato os feitos também servem para argumentação em um debate.

Outra medida extremamente simples, mas muito eficaz, está no menu "Apoios de Lideranças". Lá, está uma relação de pessoas que estão com o candidato, divididas de acordo com os municípios do estado. Por exemplo - lá se vê que em Campo Largo, Ozeas de Sousa Santos apóia João Vicente. Você conhece Campo Largo, sabe quem é Ozeas de Sousa Santos? Nem eu! Mas para os moradores da cidade, trata-se de uma campanha importante. Com essa descrição, a campanha de João Vicente se aproxima dos eleitores de todos os municípios, o que é vital em um pleito tão disputado.

Vale também destacar como ponto positivo a presença da foto de Lula e Dilma Rousseff no banner principal do site, ladeando João Vicente. Como já dito inúmeras vezes neste blog e em praticamente todos os lugares que abordam política, o presidente da República é o principal cabo eleitoral desta eleição. Ter ele ao seu lado é uma boa. João Vicente faz isso - e olha que PT e PMDB, os dois partidos principais da coligação de Dilma Rousseff, estão na coligação de Wilson Martins, o outro candidato, cujo site será analisado em breve.

As pisadas de bola da página acabam sendo as mesmas de sempre. O plano de governo é pessimamente exposto: o que se encontra é um calhamaço de texto sem nenhuma divisão que facilite a navegação. E o contato também se resume a um formulário.

Wilson Martins (PSB)
Ontem, ao analisar o site do pernambucano Eduardo Campos, do mesmo PSB que Wilson, disse que um dos feitos da página é harmonizar bem as cores do partido, o que nem sempre é realizado. Dito e feito: na análise do dia seguinte vemos o site de outro candidato do PSB que peca na utilização das cores.

E não só elas. O site do atual governador do Piauí é feio. O fundo branco com as fontes em cinza dificulta a leitura dos textos. A disposição de banners na página inicial não ajuda: os destaques ficam desconexos, parece que foram inseridos por acaso. O banner com o Twitter de Wilson é o maior exemplo - a impressão que fica é que ele não deveria estar ali.

O rodapé da página tem fotos e links para os sites de Dilma Rousseff (candidata à Presidência) e Wellington Dias e Antonio José, postulantes ao Senado. Vale o que foi dito na análise do site de João Vicente - se Wilson tem Lula e Dilma ao seu lado, isso deveria estar mais enfatizado na página. Quem bate os olhos nos dois sites acha que Lula prefere João Vicente a Wilson.

Os poucos méritos do site estão na disposição do plano de governo - de maneira fácil de navegar e bem didática - e na seção "Downloads", que traz muitos materiais. E só.

Sílvio Mendes (PSDB)
Embora bem menos que o de Wilson Martins, o site de Sílvio Mendes também é feio. Há um uso excessivo do fundo branco, e as fontes também em cinza não colaboram.

Por outro lado, a página incial se caracteriza pela boa quantidade de informações que leva ao internauta, o que é uma boa pedida.

A biografia de Sílvio, por exemplo, está repleta de informações. Soma dados da vida pessoal do candidato com suas realizações em cargos públicos. Legal, mas com um probleminha de navegação: a ser acessada, a página mostra uns primeiros parágrafos do texto e se tem a impressão que acaba ali. Poderia estimular mais a permanência do leitor na página com uma imagem que remetesse a essa divisão.

O programa de governo é pessimamente apresentado o que há ali é a transcrição do documento que os partidos devem apresentar ao TSE, um texto nada interessante ao leitor geral.

E a página acaba tendo trechos que são ideias boas, mas que se mostram mal-executadas. O maior desses exemplos é "Sílvio no Piauí": ali há um mapa do Piauí, dividido pelos municípios, com um ícone em cada um deles onde a campanha esteve. Legal, mas... ele esteve nesses locais quando? Fazendo o quê? Colocar só uma flechinha não quer dizer nada, a informação precisa estar integrada.

Um comentário:

Gilson disse...

Parabéns pelo site meu primo. Dei uma analisada aqui no post da terrinha! abraço