quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Transformação completa e tangível

Mais um post sobre uma matéria que faço sobre o www.usp.br. Não vou virar monotemático, prometo; mas é que emendei uma sequência de duas reportagens, que me deram satisfação na hora de fazer, então cabe o relato. Vejam lá: FAU é premiada por projeto de revitalização de cortiço em São Paulo.

O texto fala sobre um projeto da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) que "invadiu" um cortiço no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, e transformou o local. O que era uma "bomba" - nas palavras da professora que coordenou os trabalhos - virou uma moradia das mais dignas, um local que dá orgulho em quem lá reside.

O legal dessa iniciativa é algo que cito no começo do texto: é um exemplo concreto da extensão, da USP se mostrando à sociedade, justificando os investimentos que recebe. Por essas e outras que a USP segue sendo a maior e melhor universidade, apesar de seus inúmeros defeitos e das pauladas que recebe por aí. Eu sempre digo o seguinte: para quem quer simplesmente fazer um curso de graduação, estudar, ter uma formação satisfatória e receber o diploma, talvez a USP realmente não seja a melhor opção. Mas para quem deseja ir além, não há lugar melhor. E esse é um dos exemplos.

2 comentários:

C. disse...

O., teu discurso não condiz com a prática à qual assisti na FFLCH, onde são laureados apenas aqueles que se pretendem livros empoeirados nas estantes das dissertações.
A relação entre investimento e contribuição da Universidade de São Paulo na vida da gente paulistana é de que ordem? Alguém fala a respeito disso em números?
Só bancando a advogada do diabo... heheh =)

Thalita disse...

Pô, que bacana... eu visitei esse cortiço pra fazer meu tcc...