sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A vez do PSB

Ontem foi a vez de mais um partido com pré-candidato à presidência exibir seu horário eleitoral gratuito - o PSB de Ciro Gomes. Taí a peça:



Há muito o que se observar no programa. Pontos muito positivos, alguns negativos, e outros que deixam no ar algumas questões.

Entre os pontos positivos, está a precisa participação de Ciro Gomes. Ciro aparece como figura principal, mas de maneira mais sutil e mais bem-feita do que ocorreu com Dilma e Marina nos horários de PT e PV, respectivamente. Natural: dos quatro pré-candidatos à presidência, Ciro é, com sobras, o de melhor oratória e o que mais teria condição de conduzir um programa publicitário.

Então o "deputado" (é estranho chamá-lo assim) falou bem sobre as conquistas do governo Lula, deixou claro que foi fiel ao presidente e que defende a manutenção de suas conquistas. Acho que a maior riqueza do vídeo está justamente em seu início, quando ele cita o "Fla-Flu partidário". Ciro sugere que as disputas eleitorais no Brasil não podem se resumir à briga PT-PSDB e coloca o PSB - ou melhor, coloca a si próprio - como a melhor alternativa para isso.

Mas aí vêm os defeitos do vídeo. O maior deles é o excesso de sotaque nordestino. Calma, calma, não tô sendo racista. Só quero destacar o fato de que o Brasil é mais que o Nordeste. Alguém viu na peça alguma menção - por menor que seja - aos três estados do Sul do Brasil?

Não se pode esquecer que, em 2006, Lula perdeu nos três estados do Sul. E é lá que está a população menos simpática a algumas das políticas sociais do governo Lula. O programa do PSB simplesmente ignora a porção setentrional do nosso país e serve de argumento para que parte das pessoas de lá falem que o governo federal só "explora" os três estados.

É claro, é óbvio que isso se explica pelo fato do PSB não ter nenhum governador na região. Mas certamente têm lideranças gaúchas, paranaenses e catarinenses que poderiam aparecer no programa e dar um caráter mais nacional ao vídeo.

De certo modo, o PSB deixa clara qual será a sua linha de campanha caso Ciro Gomes efetivamente dispute a presidência. Ciro é bom, muito bom de discurso - repito, melhor que Marina, Dilma e José Serra - e tem tudo para dar uma bela dor de cabeça ao bipartidarismo que se sugere no pleito. Mas ainda há o que evoluir.

4 comentários:

Guto disse...

Ciro e bom de oratória, conta com algumas lideranças espalhadas e boas avaliações de adminsitrações do PSB. Mas acho que a vidraça dele se quebra mais facilmente que a dos outros. Embora haja escândalos suficientes para tirar qualquer um dos concorrentes da disputa o "deputado" já sofreu em outras campanhas por erros do passado e, como todo cacique regional, tira o pé na hora em que acusações ameaçam o reinado que mantém em seu "curral". Enfim...é pagar pra ver, mas, embora pinte como uma "3ª via" ele não traz nada novo.

murilo disse...

Assista a uma palestra do Ciro ao vivo. Me convenceu a votar nele em 5 minutos, haha.

Chico disse...

Olavo, não sei a situação no Rio Grande e em Santa Catarina, mas no Paraná o PSB é um "braço" do PSDB (abriga, por exemplo, o Jaime Lerner e seu grupo político, que "fez" o Beto Richa e tal), e pouco se alinha com os programas nacionais do partido e com a figura do Ciro Gomes, estando muito mais próximos da candidatura de Serra. Uma candidatura própria só é pior pra eles do que o apoio oficial do partido a Dilma. Acho meio natural ser "esquecido" nessas horas.

Fernando Augusto disse...

Aqui em São Paulo o partido também é tucano. Aliás, partido estranho, tem Luíza Erundina, Skaf...