quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A urna eletrônica brasileira é segura? É, dentro do possível

E a confiabilidade das urnas eletrônicas brasileiras volta a ser posta em xeque. Agora, as desconfianças têm mais consistência que a média - saem do papo do "isso aí tem mutreta" e chegam a um patamar mais verossímil. Um hacker, segundo noticiado pelo site Gizmodo, fraudaria as eleições atuando na transmissão dos dados entre as urnas e o Tribunal Regional Eleitoral. Sua base seria o Rio de Janeiro. As investigações já estariam a cargo da Polícia Federal, e a nós, agora, caberia apenas aguardar.

Se procedente, a situação leva o questionamento sobre a confiabilidade da urna eletrônica - ou melhor, sobre o sistema de votação - brasileiro a outro patamar. Digo isso porque, desde a implantação do sistema, em 1996, não houve ameaças críveis sobre o método. Não leve a sério as teorias conspiratórias e nem a mentalidade do "no Brasil nada dá certo". Pode acreditar: nosso sistema eleitoral é, sim, de ponta, é, sim, um dos melhores do mundo.

Diria mais: as falhas que há no sistema brasileiro estão no limite do impossível, na fronteira do "melhor do que está aí não dá pra ficar".

A matéria do Gizmodo cita como problemas do sistema nacional: a falta de auditorias independentes e o fato de o voto ser integralmente digitalizado, não possuindo um correspondente em papel. E sugere que outros países têm alternativas de segurança positiva, como a impressão do voto ou de um código que possibilite a conferência entre o registrado na urna e o idealizado pelo eleitor.

Pois bem: com exceção das auditorias independentes, nada do que o Gizmodo cita contribui para o aumento da segurança no processo de votação. O motivo disso é simples: "segurança na votação" não é algo que se resume ao processo estritamente de inserção do voto e apuração. Não basta manifestar o voto e ver sua contabilização precisa. Um sistema seguro garante que os eleitores não serão pressionados. E um papelzinho pós-voto acabaria com isso sem muito esforço. Aquele comprovantezinho idealizado para dar segurança ao eleitor vira a ferramenta perfeita para que o voto de cabresto / com coerção se manifeste. Basta apresentar o documento a quem é de interesse e, pronto, está feito o processo.

Acende-se a luz amarela para as eleições no Brasil, mas não creio que iremos além disso. Até porque, reitero, nem há muito o que avançar - ou melhor, não há um ideal pré-definido nos esperando.

3 comentários:

Anônimo disse...

travel to instinctive lipoma intervention to chance out moreFor most hoi polloi, sono quindi capaci di innescare un processo cancerogeno, passando per le varie fasi
di irritazione, infiammazione, ulcerazione, indurimento protettivo,
incapsulazione.

My blog post: lipoma wrist

Anônimo disse...

FghLsdWmfEqo [url=http://adidas51.webnode.jp/]nike air[/url]UbvFqsLecGek [url=http://nikeonline.blog.fc2blog.net/]nike[/url]EyiZkpSecVdq [url=http://nikeair350.blog.fc2.com/]シューズナイキ[/url]VriAnxNcpRjk [url=http://nikeshose.blog.fc2.com/]nike スニーカー[/urlDlbVzrRveIqs [url=http://nikeonlie11.blog.fc2blog.net/]ナイキ[/url]YaxKugNesLyd [url=http://ナイキシューズ.seesaa.net/]nike free[/url]IiaRmrWguKvr [url=http://シューズナイキ.seesaa.net/]nike[/url]YdlPpiYmlBkj [url=http://nikeair11.seesaa.net/]スニーカーナイキ[/url]HjmUjgKqwOrq [url=http://niker.seesaa.net/]nike[/url] KztMtxRetTrh [url=http://nikeshose11.blog.fc2.com/]ナイキ フリー[/url]ZbfVgrZslEtp

Anônimo disse...

Your style is very unique compared to other people I have read stuff
from. Thank you for posting when you have the opportunity, Guess
I'll just bookmark this web site.

Here is my blog ルイヴィトンバッグアウトレット