segunda-feira, 30 de novembro de 2009

"... um democrata cristão"

Release que recebi hoje dizia: em reunião realizada em Aracaju, presidentes dos diretórios estaduais do PSDC assinaram uma conclamação para que o líder maior da sigla, José Maria Eymael (foto), se candidate à presidência da República. Se confirmada, a corrida presidencial de Eymael será a terceira de sua história - ele tentou o Planalto anteriormente em 1998 e 2006, quando obteve, respectivamente, o nono lugar (entre 12 candidatos) e o sexto (entre sete postulantes).

Mais uma vez, é evidente que Eymael disputará o pleito sem chances de vitória. Seu partido é pequeno e sua carreira política é inexpressiva - se pode falar, com sobras, que sua principal realização é ter emplacado o jingle "ei, ei, Eymael / um democrata cristão", um dos mais célebres da história do Brasil (sem exagero algum).

Curioso é que, ao disputar a presidência, Eymael abre mão de uma candidatura na qual poderia ter sucesso - a para a Câmara dos Deputados. Eymael foi eleito deputado federal por duas vezes, em 1986 e 1990. Ancorado na popularidade de seu jingle e nas propostas da democracia cristã, seria um candidato competitivo para a Câmara.

A insistência de Eymael chama a atenção também pelo fato de marcar uma trajetória diferente da que se vê entre os candidatos "nanicos". Geralmente, estes entram em disputas majoritárias para marcar posição, ganhar certa reputação e colher os frutos disso nas eleições proporcionais - Enéas e suas absurdas votações em 2002 e 2006 são exemplos disso. Já Eymael faz o oposto.

Também não se pode dizer que sua candidatura seja um "lançamento do partido", como a que de Heloísa Helena em 2006, quando abriu mão de uma relativamente garantida reeleição para o Senado para tentar a improvável vitória presidencial. O PSDC não é novidade e segue pequeno como fora desde 1998, quando Eymael tentou a presidência pela primeira vez.

De qualquer modo, boa sorte a Eymael. Em 2006, além do jingle, ele se fez presente na eleição presidencial quando, no debate, ironizou a ausência de Lula e fez inúmeras referências à "cadeira vazia".

E bem que o PSDC merecia um melhor site, hein? O atual dá vontade de chorar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Jornalista Olavo Soares, inicialmente queremos agradecer o espaço concedido em seu blob para divulgar o lançamento do Pré candidato a Presidente da República do PSDC, Deputado Federal Constituinte José Maria Eymael. De outro lado analisando o seu comentário sobre a trajetória política, do Deputado Eymael, constatamos que temos falhado em nossa missão de informá-lo corretamente sobre a contribuição que o Presidente Nacional do PSDC tem dado ao país.
Nós gostaríamos de receber o seu e-mail para encaminhar as informações que consideramos oportunas solicitamos a sua especial gentileza de informar seu endereço eletrônico através de nosso e-mail psdc@psdcbrasil.org.br.

Anônimo disse...

Gostaríamos entretanto de resumidamente fazer algumas anotações sobre fatos e ações que tem caracterizado a carreira política do Deputado Federal Constituinte José Maria Eymael:

1- Ingressou na Democracia Cristão em 1962 em Porto Alegre, na Juventude Democrata Cristã. Milita assim na Democracia Cristã há 47 anos.

2- Como Deputado Federal Constituinte aprovou 145 propostas ficando ao final dos trabalhos entre os 15 constituintes com o maior número de propostas aprovadas.

3- Entre as suas propostas aprovadas está aquela que definiu o modelo de sociedade a ser construído pelos brasileiros:
Art 3º inciso 1º CF "São objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária."

4- Entre as propostas aprovadas de sua autoria podem ser destacadas ainda:
* grande parte das conquistas sociais dos trabalhadores como aviso prévio mínimo de 30 dias, as 44 horas, proteção contra despedida sem justa causa, direito trabalhador do Brasil, incentivos para proteção no mercado de trabalho da mulher...
* a maior parte dos dispositivos constitucionais que protegem o contribuinte, como por exemplo o conciso 4º do artigo 150 que proíbe que o tributo tenha efeito de confisco e ainda a possibilidade do ICMS ser o seletivo, ou seja, permitindo alíquotas menores mais necessários, como os da cesta básica;
* o Art 17 das Disposições Transitórias da Constituição que determina a estrita obediência dos proventos de aposentadoria ou remuneração no servidores públicos, ao limite condicional de remuneraçaõ do servidor público(remuneração dos ministros do STF;
* Autor do Art 180 da Constituição que obriga os estados e municípios a promover e incentivar o turismo como fator de desenvolvimento econômico social;
* Proibição de desapropriamento para a reforma agrária das terras de pequenos proditores rurais e o não pagamento por eles do Imposto sobre a terra- ITR.

5- Na Revisão Constitucional foram aprovadas somente quatro emendas, sendo que dessas uma de autoria do Presidente Nacional do PSDC (permitindo tornar-se brasileiro nato, filho de mão ou pai brasileiro que vier a qualquer tempo em qualquer tempo residir no Brasil.)

6- Considerado pelo Diap (Departamento Inter Sindical de Assessoria Parlamentar), em 1993, como um dos 12 principais parlamentares formadores de opinião no Congrasso Nacional;

7- Incluído pelo Diap em 1994 como um dos parlamentares relacionados na publicação "Os cabeças do Congresso Nacional - Pesquisa sobre os 100 parlamentares mais influentes no Poder Legislativo";

8- Apresentado pela Tv Câmara, em seu Documentário Comemorativo dos 20 anos da Assembléia Nacional Constituinte, como o constituinte identificado com a Defesa dos Trabalhadores (TV Câmara);

9- Refundador da Democracia Cristã no Brasil, em 30 de março de 1995, após a extinção do PDC em 1993 através da fusão com outra civil partidária, fusão esta a qual se opos, liderando a resistência;

10- No processo de reconstrução da Democracia Cristã no Brasil disputou a Presidência da República em 1998 e 2006. Agora, dia 27 de novembro de 2009, durante o XIº Encontro Nacional de Presidentes dos Diretórios Estaduais do PSDC foi lançado, oficialmente e por unanimidade,Pré Candidato da Social Democracia Cristã, a Presidente da República, mas eleoções de 2010.

Saudações Social Democrata Cristã.

Felícia Martinho
Comunicação Nacional PSDC
psdc@psdcbrasil.org.br
(11) 3023-2727

NÓS QUEREMOS: A FELICIDADE.