quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Rondônia

Rondônia é o estado a ser visitado agora. Três candidatos lideram a disputa por lá: Confúcio Moura (PMDB), Expedito Júnior (PSDB) e João Cahulla (PPS).

Confúcio Moura não tem - ou pelo menos eu não consegui localizar - um site específico para a campanha; peço até a ajuda dos leitores se houver algum. O candidato tem um portal e um blog. Em ambos há pedidos de voto e referência ao número do candidato, mas não se tratam de sites de campanha propriamente ditos. Ficam, então, excluídos da análise.

Expedito Júnior (PSDB)
A página do candidato tucano pouco arrisca. E, consequentemente, pouco alcança.

Não é um site feio. Pelo contrário: o plano de fundo é legal, a combinação amarelo/azul se dá de maneira harmoniosa, as fontes estão bem escolhidas.

E em termos de conteúdo se pode dizer que o que habitualmente se verifica nos sites de candidatos está à disposição do visitante.

Comete as falhas costumeiras das outras páginas da categoria - o plano de governo está resumido a um arquivão em formato PDF e a única forma de contato, além das mídias sociais, se dá por meio do formulário.

Há também certa "simplicidade exagerada" na apresentação da biografia do candidato - Expeo foi vereador, secretário, deputado e atualmente é senador, e esses cargos são mencionados em míseras linhas, sem que se destaque o que o político fez no exercício destas funções.dit

Chama também a atenção o fato de não haver nenhuma menção sequer aos outros componentes da chapa (com exceção do vice, Miguel de Souza). Quem acessa o site não consegue saber quem são os candidatos ao Senado e à Presidência que Expedito apóia.

A ausência da agenda do candidato também é uma falha significativa.

Jorge Cahulla (PPS)
Se o site de Expedito Júnior chama negativamente a atenção por sua excessiva simplicidade, na página de Cahulla temos o oposto. Ao menos na página inicial: há uma sobreposição de cores, boxes e fontes que cria um design poluído e pouco amigável.

Por exemplo, as opções do menu principal - "Agenda", "Sobre o Cahulla" e outras - acabam sendo praticamente ofuscadas, já que para elas é utilizado uma fonte minúscula, que pouco se destaca perto do restante que há na home.

Em termos de conteúdo, a página até que cumpre os requisitos básicos. Tem a biografia do candidato, acessos para as mídias sociais, citação ao vice, vídeos e áudios, e outras ferramentas.

O plano de governo, ao menos no momento de elaboração desse post, apresentava falhas técnicas: a página mostrava uma única seção, "Agricultura e Pecuária", e ainda assim com uma imagem cuja ampliação não funcionava. Corrigido este problema - e ampliadas as subdivisões -, aparentemente teremos um bom conteúdo.

"Sala de Imprensa" é um tanto quanto inútil, já que reproduz as notícias que estão em outros trechos do site e não traz as ferramentas de contato. E falando em contato, o "erro do formulário" é também cometido na página.

Tal qual no site de Expedito Júnior, não há menção aos outros candidatos - Senado, Câmara e Presidência - da chapa de Cahulla.

E um dos principais acertos do site está na página inical, com a seção "O povo fala": vídeos simples, com depoimentos de eleitores, falando sobre as realizações de Cahulla e do governo anterior (o qual apóia).

Nenhum comentário: