sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Brasil, pioneiro na cura da raiva

Uma notícia interessante foi divulgada hoje pelo Ministério da Saúde. No Recife, mais precisamente no Hospital Universitário Osvaldo Cruz, um rapaz de 15 anos foi curado da raiva. A famosa raiva, doença presente no imaginário coletivo por conta do "mês do cachorro louco" e das bocas espumosas, é (ou, cada vez mais, era) tida como 100% letal. Ou seja: pegou, morreu. A cura registrada no Recife é a primeira do Brasil e a terceira do mundo.

O legal da história é ver um hospital brasileiro à frente desse pioneirismo. Sim, porque se o procedimento não foi desenvolvido aqui - os médicos pernambucanos adotaram o Protocolo de Milwalkee, desenvolvido na cidade norte-americana de mesmo nome, e que levou à primeira cura da doença no mundo - não dá pra negar que obter a terceira cura de uma doença em todo o planeta é sinal de estar à frente.

O garoto vítima da doença, que mora em Floresta, no interior do estado, a contraiu após ser mordido por um morcego hematófago, tal qual esse bicho feio aí da foto. Os morcegos são, segundo o Ministério, um dos principais vetores da doença; e talvez os mais complexos, já que não se pode vaciná-los, como se faz com cães e gatos.

Veja a notícia em versão integral no site do Ministério.

Nenhum comentário: