segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Balanço das eleições 1 - O povo que não concorda...

Há muito, mas muito mesmo o que falar dessas eleições realizadas ontem - e que seguem ainda em curso. Apareceram algumas novidades, outras tantas revelações, e alguns conceitos se confirmaram. Farei alguns comentários ao longo desses dias.

Um, que "abre a série", é uma lembrança de O povo que não concorda comigo é burro, post que fiz em dezembro do ano passado. Trago novamente o assunto à tona porque, infelizmente, tenho visto essas análises se repetindo.

É só ver como alguns blogs estão repercutindo os resultados do pleito de ontem. Dependendo da orientação política dos seus autores, basta cravar que o povo "escolheu certo" ou "não sabe votar" - isso varia de acordo com a existência ou não de concordância entre a opinião do blog e dos resultados das urnas.

Reitero que cravar "inteligência" ou "burrice" do povo de acordo com o que acontece é algo ao mesmo tempo leviano e inadequado. A "cultura" de um povo não se modifica de dois em dois anos, que é o intervalo entre as eleições no Brasil. É mais correto dizer que cada eleição tem sua peculiaridade, e as dinâmicas das campanhas e dos pleitos são o que determinam como a coisa se conclui.

Um comentário:

Eduardo Maretti disse...

Olavo, comento aqui tb comentando o post "O povo que não concorda comigo é burro", que vc linka. Concordo com Glauco: "fazer esse tipo de comparação é simplesmente igualar os dois governos que estão longe de ser iguais em quaisquer aspectos".

E acrescento, entre outros acréscimos possíveis: o Brasil avançou, nos últimos 8 anos, menos rapidamente do que muitos queríamos, mas brutalmente mais do que no governo anterior. O emprego cresceu, o nordeste se desenvolveu, a economia vai se expandir cerca de 7% em 2010, aproximadamente 30 milhões de pessoas ascenderam socialmente às classes médias, a distribuição das verbas da cultura se democratizou, enfim, plantaram-se novas sementes.

Eu não concordo com você e não sou burro! - he he, brincadeira... Só aproveitei que vc levantou a bola e chutei!