terça-feira, 13 de julho de 2010

Sarah Palin: lembra-se dela?

Os EUA podem ter uma mulher eleita presidente da República em 2012. Há um nome forte, que traz um rescaldo positivo da eleição anterior e que tem trabalhado fortemente sua imagem já visando estar com tudo para o próximo pleito.

Hillary Clinton? Esqueça. Estamos falando de Sarah Palin.

Sim, ela mesma, a "folclórica" candidata à vice-presidência na chapa de John McCain em 2008. A que tudo indica, se uma mulher vencerá a eleição presidencial de 2012, é muito mais provável que seja a ex-governadora do Alasca do que a esposa de Bill Clinton.

Sarah Palin tem mobilizado muitos estadunidenses. A Politics Magazine traz dados interessantes: o comitê de Palin tem arrecadado significativas quantias, recursos muito sólidos para uma candidatura que se dará apenas daqui a dois anos. Sabemos que, nos EUA, a quantidade de dinheiro que um pré-candidato dispõe é vital para que seu nome ganhe força. E isso Palin vem mostrando.

Desde que Obama foi eleito, Palin tem buscado se posicionar como uma líder conservadora, uma referência para abrigar todas as pessoas descontentes com as medidas "liberais" que o democrata vem adotando na Casa Branca. Ela foi uma das estrelas das campanhas do Tea Party, série de encontros em que os conservadores se reuniram em convenções, protestos e afins para marcar presença e criticar o governo Obama.

E talvez uma das principais características do discurso de Palin seja justamente este: ela tem um lado definido e posições bem concretas. É conservadora, direitista, representa aquela parte da sociedade dos EUA que, para muitos, estaria acuada pelo triunfo do negro Barack Obama. Mas essa parcela da população existe - e é muito numerosa - e é aí que Palin cresce.

Seu site oficial, o SarahPAC, tem logo à vista um atalho para doações (será que algum dia a política brasileira chegará nesse nível). Interessante também é o logotipo da campanha - um mapa dos EUA com o mapa do Alasca sobreposto. Boa menção à base da pré-candidata - e que não traz o outro estado não-continental, o Havaí, onde nasceu Obama. Intencional?

Palin vai dando largos passos para se consolidar como a candidata republicana em 2012. Seu principal adversário é Mitt Romney, que também vem forte, e tem arrecadado boas somas.

Vale a pena ver o vídeo "Mama Grizzlies", do comitê de Sarah Palin, que traz produção impecável e um discurso bem elaborado e voltado às mulheres conservadoras.

Nenhum comentário: