sexta-feira, 30 de julho de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Alagoas

Continuando a série, vamos agora para Alagoas. Lá, há coisa boa para avaliar.

Os três principais candidatos são Fernando Collor (PTB), Ronaldo Lessa (PDT) e Teotônio Vilela (PSDB). Eles têm, respectivamente, 38, 26 e 21% das intenções de voto, respectivamente. Ou seja, a briga por lá está bem aberta.

Fernando Collor (PTB)
Ao procurar a página do ex-presidente, primeiro veio o susto: a referência inicial no Google era para o site collor.com, uma página oficial de Fernando Collor que, espero eu, está desatualizada por opção. É um site incrivelmente fora de moda (para não usar outra expressão), que abusa de todos os vícios que caracterizavam a internet lá por 2000, 2001. Faltou só o bonequinho do "em construção" para fechar o trabalho com chave de ouro.

Mas encontrei o site da campanha do candidato, o http://www.collor14governador.wordpress.com/. E aí a história é outra completamente diferente. A página é simples, sem muitos recursos, mas que atende, de certo modo, as necessidades para agora. Tem em sua página inicial o blog (caprichando no formato Wordpress) e menus para outras páginas estáticas, como Proposta de Governo, Jingles e a agenda do candidato. Há uma tímida referência às redes sociais, que se enquadra bem no "melhor que nada".

O principal ponto fraco mesmo são os menus que não dão em nada, como o para o Orkut e o das Enquetes. Vale a regra de sempre para a internet - ou atualiza, ou apaga.

Página simples, mas boa - e que serve de exemplo para os candidatos que não fazem um bom site porque "não terem dinheiro". Arrisco dizer que o collor14 custou pouquíssimo aos cofres da campanha do ex-presidente. É só levar a sério a internet e deslocar alguém para atualizar a página. Não tem muito segredo.

Ronaldo Lessa (PDT)
O principal adversário de Collor tem um site bom. O site de Lessa tem um belo design, usa recursos como vídeos e fotos e logo em sua página inicial tem o espaço para cadastramento de newsletter, entre outros aparatos.

Um dos principais destaques está no lado esquerdo, com um grande menu chamando para as mídias sociais - e aí o internauta pode localizar referências a Lessa no Orkut, Twitter, Youtube e outras páginas. Há, inclusive, um site específico para a formação de redes de apoiadores, o Rede Lessa. Muito legal.

Porém, Lessa (ou melhor, sua equipe para a internet) não levam nota 10 por dois motivos: o primeiro é que a visualização da página não é boa para quem usa Firefox ou Chrome. As letras dos textos parecem espremidas, é difícil ler o que está escrito.

E a segunda e, seguramente, maior falha se dá por não se encontrar, ao menos não nos destaques principais, uma referência ao programa de governo de Ronaldo Lessa. Ainda que não de forma estática como o de Collor, seria fundamental para a campanha a presença do programa de governo, e uma boa medida seria fazê-lo por temas - como as divisões entre setores que estão na Rede Lessa. Parece que houve uma preocupação exagerada com as "novidades" da internet e se esqueceu do óbvio, do inicial.

Teotônio Vilela (PSDB)
Baita site! O terceiro colocado nas intenções de voto é que tem a melhor página entre os três principais candidatos em Alagoas.

Resumidamente, a página de Vilela tem todas as virtudes da de Lessa - boa aparência, navegabilidade fácil, acesso a redes sociais, perfil e biografia do candidato - e sem os defeitos que há no site do pedetista.

Mas para não ficar só nos elogios, uma observação: o programa de governo também é jogado de forma estática. E o pior, em um arquivo PDF. O site é tão bem trabalhado, não seria tão mais trabalhoso dividir as ações em núcleos temáticos. Outra coisa que poderia ser melhor feita é a seção de contato - uma listagem com endereços e telefones dos comitês, e contatos da assessoria de imprensa, seria uma boa pedida.

Nenhum comentário: