terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Amapá

Seguindo a ordem alfabética, agora é hora de falarmos do Amapá.

Mas antes de entrarmos na análise específica dos candidatos, um comentário geral - que também se aplica ao que ocorreu com os candidatos de Alagoas, e que remete a algo que certamente acontecerá mais vezes durante a realização destas análises. Muitos sites de candidatos não estão corretamente posicionados nas buscas do Google. As páginas específicas das campanhas, às vezes, vão parar apenas na segunda ou até mesmo terceira página da pesquisa do buscador. Notícias, sites antigos, blogs - a favor ou contra - e outras coisas acabam aparecendo antes. As equipes de internet dos candidatos precisam estar atentas a essa questão.

O Amapá tem quatro candidatos principais ao governo. Todos, segundo o Ibope, têm condições de passar para o segundo turno, o que garante uma eleição bem equilibrada. São eles: Camilo Capiberibe (PSB), Jorge Amanajás (PSDB), Lucas Barreto (PTB) e o atual governador Pedro Paulo (PP).

Camilo Capiberibe (PSB)
Tal qual ocorrido com Fernando Collor, as primeiras buscas pela página do socialista trouxeram um grande susto - o Twitter oficial de Camilo Capiberibe indica como sua página um site feio, desatualizado e que, nas visitas de ontem, chegou até a gerar uma mensagem de alerta de Malware.

Mas uma pesquisa adicional fez aparecer o http://www.camilo40.com/, uma página que tem seus méritos (é a melhor do estado, mas mais pela concorrência, como será mostrado abaixo) e defeitos - alguns deles facilmente corrigíveis.

A primeira coisa que quem vê no site é um banner com a foto do candidato, dos seus companheiros de chapa e da postulante à presidência Dilma Rousseff - e aí uma grande ausência é a da figura do presidente Lula, que contribuiria para o fortalecimento da figura de Camilo.

O site é estruturado na plataforma Wordpress. Então, na página inicial, as notícias são dispostas em formato de blog, com uma principal em destaque. É um modo correto de se colocar informações dinâmicas, e que garante uma atualização fácil.

Está nas páginas estáticas o principal problema do camilo40.com. Ainda há uma série de "em construção" a serem atualizados. E, na seção destinada a apresentar a candidata a vice, Dora Nascimento de Souza, um Olympus Digital Camera lá escrito e uma foto sem nenhuma produção sugere um quê de amadorismo.

Há links para as redes sociais e o internauta pode cadastrar seu celular para receber mensagens SMS. Pontos positivos, sem dúvida.

A ideia da página é boa, e com alguns ajustes, o site fica mais que adequado à campanha de Capiberibe.

Jorge Amanajás (PSDB)
Na falta de uma página específica para a campanha, a análise será feita sobre o site jorgeamanajas.com.br, a página pessoal do candidato.

É um site que, em termos de conteúdo, não registra maiores problemas - ou melhor, não registraria se não estivéssemos falando de período eleitoral. Estão ali o currículo do candidato, sua biografia, endereço para contato na Assembleia Legislativa (ele é deputado estadual) e... acabou aí. As menções à candidatura atual aparecem somente nas notícias. Não há nada sobre o programa de governo, nem propostas para o estado.

As realizações de Amanajás aparecem também de forma blocada, pouco convidativa. O site não se preocupa em listar o que o candidato fez na Assembleia - insere somente um link automático do Legislativo com as proposições de Amanajás, de forma nada interessante ao público leigo e que busca informações ágeis.

Há também problemas de design. Algumas notícias aparecem com um tipo de fonte, outros com outra (compare esta e esta).

A seção Entrevistas, com um "Testando sistema de..." que figura em plena página inicial, é mais um defeito grave. Sugere até um certo descaso com a página.

Lucas Barreto (PTB)
Pois é: a imagem aí é a única coisa que se vê quando se acessa o http://www.lucasbarreto.com.br/. Nos dois dias de produção desse post (2 e 3 de agosto), nada do site de Lucas Barreto entrar no ar. Assim que vier (esperamos que logo), atualizarei aqui. Conto com a indicação dos leitores para fazer esse serviço.


Pedro Paulo (PP)
O atual governador do estado não tem uma página pessoal, e também não há uma para a sua campanha. As buscas registraram somente esse Twitter que ilustra o post - de plano de fundo horrível e cuja atualização mais recente data de 24 de abril. Se alguém souber de alguma página mais precisa de Pedro Paulo, por favor avise; caso contrário, segue a impressão de que o pepista faz o que muita gente infelizmente tem feito em relação à internet, um "fazer só para dizer que tem".

Nenhum comentário: