segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Goiás

Vamos agora para Goiás, estado que tem as eleições para o governo polarizadas entre dois nomes: Iris Rezende (PMDB) e Marconi Perillo (PSDB).

Iris Rezende (PMDB)
O site do peemedebista é muito bom. Certamente um dos melhores já analisados pelo blog - e chega a esse mérito principalmente pela simplicidade na construção da página.

A página inicial, que se abre ao se digitar o www.iris15.com.br no navegador, tem o formato de hotsite, com um vídeo de Iris Rezende falando sobre a internet e os computadores (meio "ingênuo", mas correto) e uma barra para o cadastro na newsletter e acesso à página. Boa alternativa, até agora não vista em nenhuma outra página.

É um site de design legal, navegabilidade fácil, com as informações dispostas de maneira adequada e de fácil acesso.

A apresentação do plano de governo é a melhor já vista em todos os sites até agora. Quem quiser acessar o documento oficial, em PDF, pode fazê-lo; mas há a disposição das propostas em temas. A divisão é feita por meio das tags, dispostas ao lado do texto das propostas. E ainda por cima tem espaço para comentários e envio de novas propostas, por parte do visitante. Muito, muito bom.

Perfeita também está a agenda do candidato. Todas as informações estão ali: local, data, hora, endereço completo e até mesmo um mapinha (via Google Maps) para acesso ao destino procurado.

O ponto mais fraco da página - e este é bem fraco mesmo, uma falha feia, mas facilmente corrigível - está na apresentação do candidato propriamente dito. No menu inicial há uma indicação da seção "Candidatos". Lá, estão os nomes de todos os integrantes da chapa de Iris, da postulante à presidência Dilma Rousseff até os nomes dos que querem ser deputados. Porém, há esse montão de nomes e... nenhuma biografia, nenhuma informação adicional, nada, nada. O visitante que acessa a página não consegue saber, por ela, quem é Iris Rezende, e quem são e o que fizeram Dilma Rousseff, Adib Elias e Pedro Wilson (candidatos ao Senado), e assim por diante. Tropeço feio. Mas, repito, facilmente acertável.

Há também um ponto falho na citação das ferramentas de contato. Não se disponibiliza um único telefone sequer para o internauta - nem na boa "Sala de Imprensa", que tem vídeos, fotos e tudo o mais, menos o telefone, informação que o jornalista costuma precisar e de maneira urgente quando da apuração de uma reportagem. Também não há a menção de comitês em outros municípios, só o da capital Goiânia.

Marconi Perillo (PSDB)
A capa da página do tucano é legal - embora um tanto quanto poluída, pelo excesso de informação disposta. Tem, por exemplo, um vídeo colocado em destaque principal, com informações que ficam se alternando. Boa medida.

Ainda falando em vídeos, o site tem a "TV Marconi", canal de vídeos que tem inclusive transmissões ao vivo. Ótima ideia - que só não é perfeita porque, quando o internauta clica no link da TV Marconi na página inicial, é redirecionado a outro site, saindo assim da página na qual deveria permanecer. É um tipo de cuidado bem fácil de se tomar que não foi adotado pelos criadores da página.

Existe todo repertório das redes sociais, indo desde a barrinha com os ícones das mídias até o grande destaque dado para a "Rede Participação". Sei que estou sendo repetitivo com isso, mas vamos lá mais uma vez: o site tem redes sociais, twitter, vídeos, etc., e etc., mas não traz um único telefone para contato, nem endereços dos comitês no estado.

A biografia de Marconi poderia ser melhor disposta. As realizações como governador estão colocadas de maneira confusa; e as como senador estão péssimas - o que há ali é um link para o site do Senado, que lista de maneira não-amigável as ações de Marconi. Dividir em temas, sintetizar o que foi feito seria muito mais interessante.

Na mesma linha, o plano de governo tem defeitos de maneira similar. Está dividido em temas, mas as propostas são muito genéricas (por exemplo, "O Estado deve radicalmente reprimir e punir o trabalho escravo, de qualquer natureza, no campo ou na cidade.") e o espaço para colaboração não funciona - ao menos enquanto este post está sendo produzido, o site http://psdb-go.org.br/ideias/, indicado como sendo o canal para envio de sugestões, não funciona.

Nenhum comentário: