quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Maranhão

Agora é hora de falar do Maranhão. Os três principais candidatos do estado são Flávio Dino (PC do B), Jackson Lago (PDT) e Roseana Sarney (PMDB). Não consegui encontrar, via Google, a página de Lago. A análise, então, será feita sobre as de Dino e Roseana. Caso exista o site de Jackson Lago, por favor me informem.

Flávio Dino (PC do B)
A página do candidato comunista me causou uma certa decepção. Pelo seguinte: como deputado, Dino foi uma das pessoas que mais lutou pela liberação da internet nas campanhas eleitorais. É dele o projeto de lei que derrubou algumas das bizarrices que vigoravam até 2008, como a proibição do uso das redes sociais, a exigência do domínio .can.br nas páginas dos candidatos, entre outras coisas.

Esperava-se, então, que Dino tivesse uma página atualizada, digna da luta que empreendeu na Câmara. Mas o que se vê é um site entre o mediano e o fraco. A começar pelo design: o site tem um "vermelhão" exagerado, e as fontes utilizadas nos textos e chamadas não são nada convidativas.

Há um problema grande de navegação: quando se entra em algum dos menus verticais (Agenda, Plano 65, TV 65, entre outros), outras informações que estão nesses menus na página incial desaparecem - e aí se incluem nada mais nada menos do que a biografia de Flávio Dino e de sua candidata a vice. São dois conteúdos que têm que ser acessíveis sempre.

Dois erros comuns nos sites também se repetem na página de Dino: o plano de governo disposto em PDF e o contato restrito a um mísero formulário.

Chama atenção também a ausência da figura de Lula nas imagens de destaque do site.

Mesmo quando acerta, a página ainda é digna de críticas. O Mural de Recados, colocado na home, é uma boa saída - mas poderia ser melhor trabalhado, com fotos e vídeos enviados pelos internautas. E a Caravana 65, que mostra as viagens de Dino pelo Maranhão, é disposta de maneira estranha: um mapa do estado coberto de bandeirinhas não é algo convidativo. Deveria explicar o que Dino fez nos lugares e, mais que isso, dar a sua agenda, estimular o internauta a participar dos eventos que acontecerão.

Roseana Sarney (PMDB)
O site da ex-governadora é muito bom. A página inicial é bonita, as informações são dispostas de maneira clara, a navegação é fácil.

Há em sua página um item até agora não visto em nenhum outro site analisado anteriormente, e que merece muitos elogios: um campo para cadastro de voluntários. Ao se clicar nesse setor, abre-se um formulário para que a pessoa coloque seus dados pessoais e também indique como quer colaborar com a campanha - há alternativas como "Organizando eventos" e "Contribuindo financeiramente", entre outros. Resta saber como esses dados têm repercutido na prática, mas, a princípio, a ideia é muito, muito boa.

Os defeitos de sempre - programa de governo num antipático PDF e contato restrito a um formulário - também aparecem no site de Roseana. Este último é compensado por outra bola dentro: a agenda da candidata é uma das mais completas já vistas, com apresentação de compromissos futuros (acredite, em muitos sites a agenda só tem mostrado o passado) e detalhamento dos locais dos eventos.

A biografia de Roseana que consta no site é boa e bem inserida. Mas poderia ser muito bem complementada por outra informação que aparece também no site, mas marginalizada na seção Downloads. Lá, o internauta pode baixar um arquivo JPG com "O que Roseana fez por sua cidade", dividido de acordo com os municípios. Ora, não seria muito mais negócio colocar isso também na parte do currículo da candidata, aproximando-a do eleitorado?

Nenhum comentário: