segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Mato Grosso do Sul

No Mato Grosso do Sul, os dois candidatos à frente da disputa são o atual governador, André Puccinelli (PMDB), e o ex-governador Zeca do PT (PT).

André Puccinelli (PMDB)
Em linhas gerais, o site do peemedebista é ruim. E olha que em termos de design - algo que tem recebido muitas críticas por aqui - a página se destaca. As cores foram bem escolhidas, idem para as fontes, o conjunto em si é harmonioso.

O principal problema do site de André está na navegação. O site tem, como na maioria das outras páginas, destaques que se alternam entre si na página inicial. Até aí tudo bem. O problema é que esses destaques não "somem" quando se clica em alguma página, para visualizá-la. Então a impressão que se tem é que a página desejada não abriu, já que os destaques seguem em primeiro plano.

A falha se agrava pelo seguinte: quando se clica em algum link, a página volta ao topo da tela. E aí o que se vê é o banner inicial, os destaques rotacionando, e aí, só embaixo, está a notícia.

Há também outros problemas mais "bobos" - ou melhor, certas opções que foram feitas e que prejudicam a navegabilidade. Um exemplo está em um banner que está na parte de baixo do site (e só lá): de nome "Indicadores de Competência", ele mostra o que André fez como governador do estado. Informação bem importante e que contribui no processo eleitoral, mas que é marginalizada ali. "Carreira", com um texto blocado e de navegação mais chata, acaba tendo mais destaque.

É também interessante o fato do site não mencionar quem são os candidatos ao Senado da chapa de André e que a única citação à candidata a vice está no banner principal. Não há a biografia da candidata, nem qualquer outra citação a ela.

"Contato" e "Agenda" seguem apresentando os problemas geralmente vistos nas outras páginas.

Zeca do PT (PT)
O site do petista é bem superior ao do seu principal adversário. E poderia ser perfeito se fossem realizadas algumas medidas simples.

Por exemplo, o famigerado "contato no formulariozinho". Uma página interativa como a de Zeca merecia conter a distribuição dos comitês do candidato em todo o estado. Não há nada disso - e olha que o site tem um banner legal e um bom destaque para o voluntariado. Outra pisada de bola está na divisão "Imprensa". Quem acessa ali não encontra nada além dos textos já veiculados em "Notícias". Telefones e material em alta resolução, não há.

A importância da questão dos endereços - que tanto martelo aqui - se traduz quando se acessa o Formspring do candidato (que, na página inicial, está destacado pelo menu "Pergunte ao Zeca"). Numa das primeiras respostas que o candidato dá ao visitante, ele cita o endereço completo do comitê, como sendo uma forma para que o militante pegue material de campanha - não seria interessante deixar isso disposto na página inicial?

Mas há muitas virtudes no site. A principal se vê logo na entrada: o site é bonito, com fotos, fontes e cores caprichadas. Os candidatos a vice e ao Senado recebem destaque logo na home. E o site traz também a lista de todos os candidatos da chapa à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa local.

Outro ponto bom está em "Artigos": são textos de boa qualidade, que podem ser enviados pelos próprios internautas e onde está a foto do autor. Bela forma de se atrair visitantes.

Nenhum comentário: