quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Paraná

Pela primeira vez falaremos de um estado da região Sul - no caso, o Paraná, que tem como candidatos principais Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT).

Beto Richa (PSDB)
O site do tucano é estranho. Feio, para resumir com uma única palavra. O espaço da página é mal aproveitado: há um menu vertical com poucas opções, notícias em destaque que se rotacionam e ocupam mais espaço do que deveriam, e informações importantes (Agenda, por exemplo) que só são encontradas se o interessado se dispuser a navegar bastante pelo site.

A escolha das fontes também não é das melhores. Quando se abre uma notícia, cai-se em uma página com um texto com letras pequenas, espremidas, de difícil navegação.

Acontece também quando se acessa o perfil do candidato. As informações ali são muito boas - há o currículo de Richa e suas realizações como prefeito e deputado, algo que sempre deve ser citado; mas o que se encontra é um blocão de texto, com as mesmas pequenas letras, de difícil e não amigável visualização.

A principal virtude do site está no menu "Campanha". Ali, o visitante pode encontrar o endereço de cada um dos comitês pró-Richa em todo o estado - faltou só o telefone para ficar perfeito, mas o endereço já é uma boa pedida.

Curiosamente, quem chega ao rodapé do site se depara com um convite para conhecer outra página, o Meu Novo Paraná - essa sim uma página de design melhor, mais dinâmica, convidativa e interativa. A página é bem legal, mas remeter o visitante para fora é uma pisada de bola que até os designers mais iniciantes já sabem que devem evitar.

Osmar Dias (PDT)

Visualmente, a página do pedetista talvez seja uma das melhores já visitadas até agora. As cores utilizadas são boas, o design é convidativo, as fontes são adequadas. A página também é uma das únicas que dispõe dois tipos de menu: um horizontal, posicionado no cabeçalho, e um vertical, com subdivisões. É um desenho com o qual já estamos habituados, e que funciona bem também para sites de campanhas. Bola dentro.

Mas, claro, há problemas na apresentação do conteúdo. Um deles logo na biografia de Osmar Dias. É um texto pequeno, que conta, por exemplo, que Dias foi condecorado com a Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro mas não traz uma linha sequer sobre sua atuação como senador. Ora, se a intenção da Biografia, em um site político, é fortalecer o currículo do candidato, seria uma opção mais inteligente citar realizações de Dias em prol do seu estado. Ainda como comparação, a biografia do seu candidato a vice (Rocha Loures) é muito melhor exposta.

A barra vertical de menus traz uma boa surpresa: há ali uma opção "Plano de Governo", subdividida em temas como Agricultura, Transporte, Saúde e outros. Legal, mas há um erro feio na arquitetura da página. Quem clica diretamente em uma das subdivisões na página inicial consegue ver o conteúdo. Quem prefere acessar primeiramente "Plano de Governo", e depois vai a um dos submenus, se depara com a mensagem Não existem posts cadastrados para esta seção. Feio.

Há ainda méritos com o item "Mobilize!". Ao invés de jogar toda a responsabilidade para a internet, a seção traz dicas aparentemente simples, mas eficazes, para que um voluntário execute sua campanha nas ruas - entre as sugestões, estão algumas como "Converse pessoalmente com vizinhos, amigos e parentes, reúna-os em sua casa para um café" e "Conte aos seus colegas de trabalho, faculdade e familiares tudo sobre a campanha e as propostas do Osmar Dias".

Com essas adequações - e a inserção de um contato mais eficiente do que o formulário antipático! - a página de Dias se tornaria uma das melhores do Brasil, sem dúvidas.

Nenhum comentário: