quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Amazonas

O maior estado do Brasil (em área) tem seis candidatos ao governo. De acordo com o Ibope, quatro deles têm percentuais ínfimos de intenções de voto. A disputa está polarizada entre Alfredo Nascimento (PR) e Omar Aziz (PMN), e é sobre os sites deles que a análise ocorrerá.

Ou melhor, deveria ocorrer. Porque Omar Aziz - até segunda ordem - não tem um site para sua campanha. As buscas no Google remeteram a uma série de reportagens em que ele é citado, mas não a uma página pessoal. Existe o estranhíssimo http://www.omar-aziz.net/, com textos desconexos e fotos de bancos de imagens que, esperamos, seja apenas uma página de teste. E o www.omar33.com.br, quando acessado, dá a mensagem de "Forbidden", e o erro 403. Ou seja: a página existe. Aguardemos novidades para os próximos dias (ou indicações de leitores dizendo que o site de Omar existe em outro endereço).

Alfredo Nascimento (PR)
O ex-ministro dos Transportes do governo Lula, que concorre ao governo pelo Partido da República, tem uma página mediana. Elogiar mais seria exagero, desferir mais críticas também. Um ponto alto - em termos eleitorais - é o banner principal, que tem como um dos destaques uma foto de Alfredo com o presidente da República. Boa iniciativa, que se casa com o slogan "O candidato do Lula", e que deveria ser seguida por outros candidatos de partidos aliados ao presidente (como Camilo Capiberibe, do Amapá, que não usa o recurso).

Tal qual temos observado em outras páginas, um defeito da página de Alfredo está em seus menus estáticos. Quase todos são desatualizados e desinteressantes. Em "Programa de Governo", por exemplo, o que se encontra é um blocão de texto nada cativante ao internauta. Uma subdivisão em áreas, e escrita de maneira acessível, certamente seria mais eficaz.

Há todas as referências às mídias sociais - Twitter, Orkut, Flickr e outros -, o que é uma boa. Mas apesar de todo esse repertório, a página não concede uma única ferramenta sequer de contato rápido - nem os irritantes formulários do "fale conosco" estão lá. Um email, um contato para a imprensa cairia muito bem.

Nenhum comentário: