sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Mato Grosso

O terceiro maior estado do Brasil em área (sabiam disso?) tem três candidatos à frente na disputa: Mauro Mendes (PSB), Silval Barbosa (PMDB) e Wilson Santos (PSDB).

Mauro Mendes (PSB)
A primeira coisa que chama a atenção na página de Mauro Mendes é o seu design, de gosto duvidoso. A combinação amarelo/branco por si só não é das mais harmônicas e demanda muito cuidado na hora de ser utilizada. Colabora para a má impressão a escolha das fontes, tanto das chamadas quanto dos textos, que dificultam um pouco a visibilidade.

Passado o susto inicial, o que se encontra é um site relativamente bom. Tem conteúdo atualizado, com as informações básicas que temos encontrado nas páginas por aí. Na home, a seção "Sua Opinião", com depoimentos enviados pelos próprios internautas, é uma boa. Há, no menu "Participe", um espaço para que os visitantes enviem áudios e vídeos - porém, numa primeira visualização, não encontrei nenhum dos dois. Se realmente eles estão chegando ao site, mereciam mais destaques.

O odioso plano de governo em PDF é um dos defeitos do site. Outro ruim - mais em termos da navegação do que no conteúdo propriamente dito - está nos caminhos para contato. A home tem um banner que diz "Fale com o Mauro Mendes". Ao clicá-la, o internauta cai no Formspring, onde pode apenas enviar uma pergunta... péssima medida (sem contar que, até o presente momento, não há uma única questão respondida na página). Porém, no menu "Contato", na parte superior de página, estão, além do formulário, endereço e telefone do comitê do candidato e de sua assessoria de imprensa. Não seria melhor incluir isso no "Fale" com o banner, e reservar o Formspring apenas para a barrinha das mídias sociais no início da página?

Silval Barbosa (PMDB)
Mais uma página esteticamente não muito boa, mas com conteúdo das melhores. De cara, o site de Silval traz um conteúdo até agora não encontrado em nenhuma outra página já analisada: um box, na home, chamado "Propostas de governo", com destaque rotativo, com uma ilustração e um texto curto informando uma proposta por vez. Há também um link para o acesso às propostas, que são divididas por setores. Muito bom!


Ainda na home, outra iniciativa elogiável está no box "Inserções partidárias": um vídeo do horário eleitoral. O que está agora traz um depoimento do presidente Lula pedindo votos no peemedebista. Ótima ação, principalmente em uma eleição em que Lula é o principal cabo eleitoral.

Apesar das fotos feias, o perfil de Silval, seu vice e seus candidatos ao Senado é mostrado de maneira correta. Acaba corrigindo o total desaparecimento dos candidatos em outros setores do site, seja em banners, seja em menções mais simples.

Pra não perder o costume, está nas ferramentas de contato o principal defeito do site. A seção de imprensa é ruim (e é o único lugar que traz a agenda, que deveria ser mais exposta) e não há sequer um telefone para contato, apenas o tradicional formulário.

Wilson Santos (PSDB)
Lembram-se de Sandoval Quaresma, personagem da Escolinha do Professor Raimundo? Aquele que acertava todas as questões, mas na "hora de tirar o 10" se embananava, e acabava levando uma nota inferior? Pois é, é a comparação que se pode fazer com a página de Wilson Santos.

Durante a análise, eu já me preparava em cravar que o site do tucano era o melhor entre os já analisados, e forte candidato a se sagrar o melhor de todos os sites de candidatos a governador do Brasil.

Design caprichado, conteúdo abundante, precisão na hora de informar o currículo do candidato (o "Wilson fez", com as realizações divididas por setor, é perfeito!), programa de governo apresentado de forma setorizada e didática, informações à parte da eleição e de teor bacana (vejam em "Cidadania"), vídeos criativíssimos e muito bem-feitos (este aqui é impagável)...

Mas aí veio a análise-chave: cadê as ferramentas de contato?

Nada! Nenhuma sequer! Não se encontra no site de Wilson nenhuma ferramenta sequer para contato entre internauta e equipe do site. Nem um formulariozinho. Nem para a imprensa. Os caminhos para as mídias sociais são abundantes, mas as ferramentas convencionais - e mais eficazes - não aparecem.

Uma pena. Mas, ainda assim, vale a visita e uma navegação demorada. Com exceção desse "detalhe", o site é ótimo, muito bom mesmo. Um dos melhores do Brasil na categoria.

Nenhum comentário: