terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Minas Gerais

Agora falaremos de Minas Gerais, onde a disputa é dominada por Antonio Anastasia (PSDB) e Hélio Costa (PMDB).

Antes de iniciar as análises individuais, cabe um comentário geral: as páginas dos principais candidatos ao governo mineiro são decepcionantes. Estamos falando do segundo maior colégio eleitoral do Brasil, de um dos estados mais ricos da federação, e o que temos são sites fracos, piores do que muitos vistos em estados bem menos favorecidos que Minas Gerais. Bem, adiante.

Antonio Anastasia (PSDB)
O design da página do tucano é talvez o mais diferente de todos os sites já analisados. Ao invés do tradicional formato banner inicial-rodapé (ou barra horizontal) de menus-notícias em destaque, o que se tem é uma página que é feita em um bloco só, e o clicar em um menu faz com que a página "suba" ou "desça", de acordo com a seção que se busca entrar.

Mas a inovação acaba não resultando em algo muito legal. A troca do plano de fundo a cada mudança de menu é estranha, acaba dando a impressão que se está trocando de página. Sem contar que os próprios planos de fundo não são dos mais bonitos - o de "Notícias", que simula o estofado de uma cadeira, é bem questionável.

Em resumo, o que se vê no site de Anastasia é uma coletânea de boas ideias mal executadas. Por exemplo: a subdivisão "Viaje conosco por Minas" se propõe a apresentar o itinerário do candidato pelo estado, estimulando assim o comparecimento dos eleitores aos eventos. Até aí tudo bem. O problema é que ela está localizada em um endereço externo (o que leva o eleitor para fora da página), é esteticamente feia e está mal-atualizada. Outro exemplo similar está no trecho da página que mostra a biografia do candidato. Tentou se fazer um layout diferente, que remete até ao iPhone, e o que se tem é um conteúdo de difícil navegação e que faz com que o visitante se disperse.

Ruins também estão as propostas de governo de Anastasia e as ferramentas de contato do visitante, resumidas ao formulário de sempre.

E uma crítica que cabe mais em termos de estratégia eleitoral do que no design do site propriamente dito: se Anastasia é o candidato do otimamente avaliado Aécio Neves, e se sua campanha tem como uma boa arma aproximar o atual governador do antecessor, será que não seria uma boa expor mais a figura de Aécio? Talvez colocando-o na foto inicial, ao lado de Anastasia? Não parece muito inteligente relegar o ex-governador, na página inicial, a um quadradinho minúsculo.

Hélio Costa (PMDB)
A primeira coisa que chama a atenção no site do peemedebista é o destaque que o candidato a vice em sua chapa, Patrus Ananias (PT), recebe. Em nenhuma página vista até agora o vice é tão exposto quanto no site de Hélio. Boa iniciativa, já que Patrus é bem-visto em Minas Gerais e sua aparição também ajuda a fortalecer, para o eleitor, a informação de que o PT é aliado.

Se o site de Anastasia "peca pelo excesso", digamos assim, as características da página de Hélio estão no oposto. É um site quadradão, pouco ousado, mas talvez por isso mesmo adequado ao que se precisa. Praticamente todas as informações estão ali - biografias (e aí a de Patrus tem o mesmo destaque da de Hélio), notícias, agenda, fotos e vídeos e assim por diante.

O campo para voluntariado da página é bom e preciso. O visitante preenche como e quando pode colaborar para a campanha. Boa pedida, já que direciona a metodologia da contribuição.

A interatividade é bem-feita com o "Você na foto", em que as pessoas mandam suas imagens ao lado de Hélio e Patrus; mas, como de costume, é falha por resumir o contato ao formulário.

Mas a bizarrice maior está no que se refere ao plano de governo do candidato. Ele simplesmente não existe na página. Nem em PDF, nem em texto blocado, rigorosamente nada. Quem acessa o site não consegue saber quais são os projetos de Hélio Costa e Patrus Ananias para Minas Gerais. Muito ruim.

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