segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Ceará

Vamos agora falar do Ceará, que tem três candidatos principais na disputa: Cid Gomes (PSB), Lúcio Alcântara (PR) e Marcos Cals (PSDB).

Cid Gomes (PSB)
A página do atual governador e favoritíssimo à reeleição tem erros feios e méritos invejáveis.

Uma das principais falhas está na aparência do site, em especial a da home. O site tem cores estranhas, design "espremido" (o conteúdo fica todo atolado na região central do visor) e fontes inadequadas para exibição na página principal. Além disso, a home tem uma péssima exibição de notícias - há apenas um único espaço para destaque, e as matérias ficam "girando" entre si. Utilizar um sistema de destaques rotativos é legal, mas desde que não seja a única disposição de conteúdo dinâmico na página inicial.

Outro problema está na parte do plano de governo do candidato. Na página, ele aparece como "em elaboração". Ora, até por força legal, o programa da coligação de Cid já existe e pode ser consultado no site do TSE. Não custava nada a página oficial do governador atualizar essa informação.

Entre os pontos positivos da página, destaca-se o banner inicial, com retratos de Cid, os outros candidatos de sua chapa e também de Dilma Rousseff, presidente Lula e Ciro Gomes (seu irmão e cabo eleitoral). E, principalmente, numa das melhores sacadas até agora vistas em todos os sites consultados, o endereço de todos os comitês de campanha no estado - incluindo referências locais e precisas como "em frente a padaria do Bido" (sic). Só faltaram os telefones para a informação ficar ainda mais completa.

Vale destacar também a seção vídeos: ao invés de mostrar peças institucionais, a página expõe vídeos gravados por eleitores e visitantes em geral, o que certamente atrai a presença de mais gente - afinal, uma pessoa mostrada no site se anima a apresentar a página aos seus amigos.

Lúcio Alcântara (PR)
A página do candidato do PR tem um design indiscutivelmente melhor que a do seu principal adversário. A home é mais completa, com mais informações, disposição positiva de notícias e chamadas a subdivisões de interesse para o eleitor-internauta.

Um dos principais feitos da página é dividir as propostas de governo em áreas. As proposições de Alcântara são expostas de maneira clara, de forma que o eleitor que acessa o site sabe, com precisão o que o candidato pensa - apesar de óbvia, essa prática tem sido pouco adotada pelos candidatos por aí.

Lúcio Alcântara já foi senador, governador e prefeito e portanto tem um currículo vasto - que não é muito bem explorado pelo site. As realizações do candidato são colocadas de maneira blocada. Uma divisão também em áreas - talvez incluindo em um tema só todas as realizações de Lúcio, independentemente do cargo - seria uma boa.

O site ousa com a parte Central do Militante. É um espaço interessante, para que as pessoas acompanhem o que vem sendo feito pela campanha de Lúcio e suas atividades como um todo. Aí só caberiam pequenos ajustes - por exemplo, fazendo com que a seção Siga Nosso Caminho tivesse uma apresentação um pouco mais amigável.

Porém, a falha mais grave da página - e bem grave mesmo - é a ausência de uma ferramenta para contato. No meio de tantos ícones para as redes sociais, falta um simples "Fale Conosco", ainda que fosse para abrir aquele arcaico formulário para inserir nome, endereço e outros dados. Não há, nem isso nem os caminhos para contatos de imprensa.

Marcos Cals (PSDB)
É a melhor das três páginas dos principais candidatos cearenses. O design é simples mas convidativo, e a página se expande por toda a tela, aproveitando os espaços.

As notícias na home são dispostas em formato de blog. Esse método nem sempre é interessante, porque pode fazer com que textos menos importantes recebam destaque inapropriado - por outro lado, garante uma atualização direta.

Pecado feio do site é a apresentação das propostas de governo. Elas são positivamente divididas em áreas, mas o vazio nos dizeres impressiona - "guerra ao tráfico de crack" e "promoção do empreendedorismo rural" são duas das "ideias", tão genéricas que chegam a assustar.

A agenda de Cals está apresentada de maneira interessante e também convidativa.

E há um ponto que é, ao mesmo tempo, positivo e negativo. Positivo por apresentar uma informação muito legal, negativo por não fazê-lo com uma navegação mais fácil. A campanha de Cals tem como uma de suas ferramentas o site Mobiliza Ceará - que, a exemplo do que faz Ronaldo Lessa em Alagoas e outros candidatos, tem como objetivo fazer com que internautas se reúnam e construam núcleos de apoio à candidatura. O Mobiliza tem os endereços e telefones de comitês da campanha, uma ótima iniciativa. Mas a pergunta é: não seria mais prático se essas informações estivessem dispostas de maneira clara na página principal de Cals, e não num site anexo? Será que é mesmo o caso de fazer o internauta trocar de site para saber onde há um comitê próximo dele?

Um comentário:

Assessoria Lúcio 22 disse...

Muito obrigado pela observação. Vamos inserir um item de contato no nosso portal.

Aproveito para convida-lo a conhecer o nosso Fórum de prospotas, http://propostas.lucio22.com.br aproveite e sugira uma idéia!

Atenciosamente,

Assessoria Lúcio 22