quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sites dos candidatos ao governo - Espírito Santo

Chegamos agora ao Espírito Santo. Se a disputa pelo governo por lá já parece estar definida (segundo as pesquisas, Renato Casagrande tem algo em torno de 50 a 60% das intenções de voto), na internet o que se vê é uma igualdade, e em alto nível, entre os dois principais competidores: Casagrande e Luiz Paulo (PSDB).

Luiz Paulo (PSDB)
A página de Luiz Paulo merece, em linhas gerais, a avaliação que mais tem aparecido por aqui: é boa, mas com algumas falhas pontuais.

Percebe-se que os criadores do site se preocuparam em dar à página todos os recursos da internet contemporânea. Estão lá os acessos para as mídias sociais, vídeos do Youtube, utilização de Flickr e Twitter, e assim por diante. A própria disposição da home também reflete isso, com as informações sendo dispostas de maneira bem interessante, ao mesmo tempo agradável e convidativa.

Visualmente, o site de Luiz Paulo é um dos mais legais já visitados pelo blog (apesar da logomarca oficial de campanha, bem feia, na minha opinião). E a navegação do site também é bem adequada. Percorrer as diferentes seções do site é uma tarefa fácil e interessante.

Mas a principal falha da página é que, aparentemente, houve muita preocupação em se chegar à internet 2.0 e se esqueceu de informações mais básicas, essenciais para uma campanha rotineira. A "Sala de Imprensa", um dos menus iniciais, tem apenas duas notícias - ambas datadas de 20 de julho (!) - e nenhum contato sequer. O campo "Contato", também nas abas principais, traz apenas um formulário e um telefone (pelo menos o telefone, coisa rara). Não há nenhuma menção sobre os comitês de campanha, e nem como o eleitor pode se aproximar do candidato. Há também uma falha similar no campo "Agenda", que traz os compromissos de maneira estática, sem estimular a presença do eleitor nos eventos.

E o principal defeito da página está na apresentação das propostas de governo de Luiz Paulo. Nisso, se repete o erro acima mencionado: muito "2.0", pouca informação transmitida de maneira efetiva. Quem tenta acessar o plano de governo do tucano cai em uma página de plataforma Ning. Até aí, tudo bem, é legal utilizar essa rede, caracterizada justamente pelo seu dinamismo. O problema é que quem quer somente ler o que propõe o candidato não consegue fazê-lo. É preciso estar cadastrado no Ning para ter acesso ao conteúdo. Acaba-se criando uma "burocracia", um empecilho para que as ideias sejam conhecidas. O Ning é uma ótima sacada, mas não pode ser a única ferramenta para expor o plano de governo.

Renato Casagrande (PSB)
Um primeiro questionamento surge ao se buscar a página do candidato. O endereço divulgado no no Twitter e outros caminhos é o http://www.governadorcasagrande40.com.br/. Uma URL muito grande, de difícil memorização. E é ainda mais estranho quando verificamos que o domínio http://www.casagrande40.com.br/ também remete à mesma página. Será que não seria o caso de enfatizar a divulgação da segunda URL, mais diminuta?

A página de Casagrande é boa e repleta de boas informações. Todo o conteúdo necessário para a realização da campanha - e que seja interessante para o internauta - está disposto de maneira rápida, prática e de fácil acesso. Apesar do visual um tanto quanto "congestionado", a página inicial é boa, e apresenta bem os recursos.

O uso das mídias sociais também é bem realizado. Há a barra com os ícones das redes e também menções aos canais do Youtube, Flickr e Twitter na página inicial.

São dois os principais acertos do site. Um é a seção "Deixe seu recado", aberta para comentários e envio de fotos por parte do internauta. Ótima pedida - como sempre aponto, as pessoas gostam de se ver, e a aparição na página de campanha é um caminho para que o site seja enviado e replicado para os amigos e demais contatos.

A outra bola dentro do site é está na seção "Contato". Lá está, além do formulário, o endereço do comitê de campanha de Casagrande em Vitória. Mais que isso: há um link para que o internauta faça, via Google Maps, a trajetória de sua casa (ou onde quiser) até o comitê. Uma ideia ao mesmo tempo ótima e óbvia, que não se sabe como tão pouca gente tem a adotado. (Se bem que um telefonezinho de contato não seria nada mau).

Tal como no site do seu adversário, a maior falha da página está na apresentação do programa de governo de Casagrande. O internauta que quiser acessar as propostas acaba caindo no PDF do programa, um calhamaço pouco convidativo e esclarecedor.

Vale também dizer que a página praticamente não menciona os candidatos ao Senado da chapa de Casagrande. A citação destes, ainda que em forma de banner no rodapé da página inicial (como acontece com Dilma Rousseff e Givaldo Vieira, o candidato a vice) seria uma boa.

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